sábado, 10 de junho de 2017

Casa de Cultura Clara Manso Avelar


A Casa de Cultura Dona Clara Manso de Avelar, que fica na esquina das ruas Osni Barbato e Cônego Serpa, foi construída pelo comerciante libanês Salim Mansur José e sua esposa Maria Embarack Mansur, em 1914. Ali nasceu a filha do casal, Nazira Mansur (1919-2014), uma respeitada cantora lírica catarinense.

Ela que doou as terras para a construção da Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, o terreno onde hoje está  a Praça Getúlio Vargas, a escola Paulo Fontes e o cemitério do bairro. Devota religiosa, influenciou para que a Freguesia de Nossa Senhora das Necessidades recebesse o nome de Santo Antônio.  Faleceu em 1790. “Santo Antônio só é o que é por causa dela, mas aqui não há nada que tenha seu nome. Por isso, a importância dessa homenagem”, explica o historiador Sérgio Ferreira. 

Na década de 1950, a casa foi adquirida pela Prefeitura, onde por quase 50 anos funcionou a Intendência do Distrito. A casa foi usada pela Polícia Militar. Mas em 2014, o antigo casarão retornou aos cuidados da Prefeitura.

A casa passou por reformas para receber a  21ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina (Açor), em agosto de 2014. O sucesso da iniciativa contribuiu para a decisão municipal de dar um destino cultural definitivo ao imóvel.
O local agora abriga a 'Casa da renda', espaço onde rendeiras podem mostrar seu trabalho para habitantes locais e turistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário